Os livros da bíblia
Vamos conhecer a organização dos livros da bíblia?!
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
2 Timoteo 3: 16 e 17
Imagine uma estante recheada com o conteúdo mais importante e transformador da história do mundo, sim, lembre-se de que a bíblia é a própria palavra de Deus transmitida ao decorrer de séculos, autores diferentes, contextos históricos distintos, mas com o único objetivo de nos levar a salvação, através de Cristo Jesus.
Começando pelo antigo testamento, vamos entender e organizar os livros que compõem a bíblia antes do nascimento de Jesus:
Pentateuco: Gênesis, Êxodos, Levíticos, Números e Deuteronômio.
Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
Profetas Maiores: Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
Profetas Menores: Oseías, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
E agora vamos entender a estrutura dos livros e as cartas da bíblia no novo testamento também:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Livro Histórico: Atos dos apóstolos.
Cartas Paulinas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timoteo, Tito e Filemon.
Carta Gerais: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.
Livro Profético: Apocalipse.
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.
Hebreus 4: 12
Eu espero que você tenha gostado dos nossos livros bíblicos distribuídos na nossa estante virtual imaginaria, e mais, que o Espírito Santo de Deus tenha te inspirado a conhecer mais profundamente sobre a Palavra de Deus que é a bíblia sagrada!